terça-feira, 3 de janeiro de 2017

JURAMENTO DA FLORENCE

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

Responsável pela publicação: GRUPO 01 (Camila Martins, Camila Santana e Raquel Araujo).

15 comentários:

  1. É um bonito juramento.
    Ele deveria se fazer presente durante a toda a vida profissional dos que trabalham na área. Os profissionais deveriam se manter humanizados, sem perder o respeito pela vida e pela morte, por mais que se torne corriqueiro em suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Mais do que isso, esse juramento é inerente a um enfermeiro que trabalhalha pela saúde popular. Não por coincidência, anos mais tarde, foi criado o Código de Ética que rege a Enfermagem constando em artigos tudo o que foi dito por Florence. Em contrapartida, e infelizmente há os corruptores bem presente entre nós, seres humanos. Dentre eles, talvez o maior influenciador corruptivo cujas práticas são análogas a constituição; aos ideais humanos de convivência, ética, respeito; a promoção de saúde é um produto lucrarivo,a população massa de manobra de uma minoria privilegiada e o capital prioridade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante saber que o juramento de Florence até hoje é usado. Uma pena quando os profissionais não seguem juras tão bonitas e importantes para o profissional e para quem esta sob os cuidados, principalmente quando falamos de cuidado humanizado, pois o que mais encontramos hoje são profissionais sobrecarregados e muitas vezes sem vocação nenhuma para o oficio.

    ResponderExcluir
  5. Um juramento que mesmo com tantos anos de escrito, se mantém atual já que ela preza a integridade do usuário e o respeito cultural e religioso. Um juramento que realmente deveria ser colocado em prática no dia a dia de muitos profissionais que acabam mecanizando o seu trabalho, perdendo assim a paixão pelo o que faz. Acredito que a prática humanizada seja fundamental no tratamento, podendo ser inclusive um ponto que levará à melhora daquele usuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, seu comentário se faz tão presente no dia a dia de várias pessoas, escutamos muitos relatos de atendimentos ruins, desumanizado... Devemos carregar esse juramento para a vida !! Grande abraço, 😘😊

      Excluir
  6. É um texto pensado para comportar os dois enfoques principais da Enfermagem enquanto profissão: a postura do enfermeiro e a valorização da sua profissão. Para alcançar seu objetivo, ele retrata a posição ética e humanizada que o profissional deve ter ante os pacientes (visando ser o planejador dos cuidados e estabelecedor de vínculos), além de ser papel dos profissionais – que devem honrar o seu trabalho – reafirmar a importância da valorização e da deferência dos outros para com a Enfermagem.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que deveriam ser os ideais de todo enfermeiro, entretanto discordo que seja de escolha de alguns não segui-lo. O nosso sistema é doentio, transforma um direito do cidadão em uma simples mercadoria e os profissionais de saúde em seus operários. É quase impossível manter um atendimento humano com uma carga horária tão exaustiva, salários tão baixos e uma formação ainda baseada em conceitos biomédicos. Nós, enquanto graduandos, temos que lutar dia a dia para transformar o contexto da nossa profissão e tornar reais os ideais de Florence.

    ResponderExcluir
  8. Faz lembrar ao profissional no exercício da sua profissão a sua luta, engajamento e seus ideais que o levaram a sua escolha. Principalmente quando falhas na estrutura da unidade (falta de verbas ou investimentos setor público ou privado) em que presta serviço lhe impedem de oferecer um melhor atendimento ou mesmo executar projetos em prol da demanda SOCIAL. Manifesta também o vínculo enfermagem-sociedade.

    ResponderExcluir
  9. É um juramento muito bonito e emocionante !
    As palavras de Florence não devem ser baseadas e pregadas somente na profissão, são palavras que devem ser levadas por toda a vida, independente de profissão. É obrigação do ser humano servir ao próximo, respeitar a vida e a morte, além de tudo isso devemos ter consciência da importância de não participar de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica de qualquer ser humano. Devemos carregar a ética e a moral em cada mão.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Um lindo juramento, uma pena não estar cem porcento presente na nossa realidade. Seja por uma desvalorização profissional ou por falta de amor a profissão por parte de alguns, os ideias citados por Florence tem se tornado um tanto escassos no meio profissional. Enfermeiros desgastados, sem muita inspiração para manter viva a chama que o amor pela profissão tem, é a face do atual cenário da Enfermagem. É uma luta diária que vem de muito tempo atrás e não podemos nem devemos abrir mão dela, essa vitória será tanto dos atuais profissionais quanto nossa, graduandos e futuros enfermeiros. Vamos fazer jus ao que Florence pregou, não podemos deixar que o seu legado caia por terra, vamos lutar e só descansaremos quando mudarmos essa errônea realidade!

    ResponderExcluir
  12. Muito bonito o juramento, reflete a humanização em saúde que tanto vem sendo discutida e almejada nos dias atuais. Florence sem duvidas deixou um exemplo maravilhoso para a Enfermagem, uma pena não vivenciarmos ao pé da letra esse juramento, porém não devemos nunca esquecer e buscar pratica-lo sempre.

    ResponderExcluir
  13. Executo minha profissão com amor por ela ,na presença de Deus levanto todos os dias da minha cama amando e respeitando a profissão que escolhi até o fim de minha vida graças a Deus , estou caminhando para vinte quatro anos de enfermagem incansavelmente casei com a profissão meus filhos são os pacientes
    E é assim que tem que ser sempre

    ResponderExcluir